A Tensão Pré Menstrual (TPM) é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais.
Estes sintomas aparecem periodicamente e repetidamente também, ocorrendo de uma a duas semanas anteriores à menstruação, mas aliviam com o início do fluxo menstrual.Com o auxílio da alimentação, podemos amenizar estes sintomas, e passar de forma mais tranquila pelo período menstrual.
A primeira atitude é evitar o consumo excessivo de:
- Sódio (contido em alimentos como embutidos, enlatados, salgadinhos, charque, industrializados em geral);
- Cafeína (do café, chá mate, chá preto e refrigerantes a base de cola ou guaraná);
- Doces (como biscoitos e bolos recheados, doces de leite e chocolates), prefira o 70% cacau.
Atente-se a palavra excesso, e entenda que o consumo cauteloso não será tão prejudicial.
Para os episódios de ansiedade, irritabilidade e insônia, provocados pela elevação do estrogênio e redução do progesterona, prefira alimentos ricos em magnésio como o abacaxi, o camarão, as vagens, as castanhas, as nozes, as cenouras e os folhosos verde-escuros. Além dos ricos em zinco, como o camarão, a carne suína, o gengibre, o alho, as nozes e centeio.
Já os carboidratos de frutas e dos cereais integrais são uma boa opção para controlar melhor o aumento do apetite (como a voracidade por doce ou chocolate), a dor de cabeça e a fadiga.
Para congestão dos seios e inchaços, são sugeridos alimentos ricos em vitamina B que controla o excesso e aumento de aldosterona, como: a banana, o arroz integral, a batata, o salmão, a lentilha e também os alimentos ricos em potássio: o feijão, o espinafre, a banana, a água de coco e o tomate;
O chá de hortelã é uma sugestão de diurético para este momento.
Tente se alimentar bem, sem omitir as refeições, para ter energia e evitar as compulsões alimentares. Conhecer bem o seu ciclo, também te ajudar`á reconhecer os sintomas e lidar com eles de forma mais tranquila.
Priorize o autocuidado!