Este é um assunto importante e merece uma reflexão, justamente como prevenção na sua carreira profissional.
Este distúrbio emocional pode ser o resultado de situações de excesso de trabalho (desgastante), onde demandam muita competitividade, pressão e responsabilidades, ou então por objetivos difíceis ou impossíveis em que o profissional acredita não ser capaz de desempenhar. É importante observar e perceber os sintomas, pois o resultado pode ser a depressão profunda.
O início da doença pode ser marcado pela falta de vontade de sair da cama ou de casa (constantemente). Alguns dos sintomas são exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, envolve ainda o nervosismo, sofrimento psicológicos e problemas físicos (dor de barriga, tonturas).
Eles aparecem de forma leve e vão se intensificando com o passar dos dias, fique atento ao:
- Cansaço excessivo, físico e mental.
- Dor de cabeça frequente.
- Alterações no apetite.
- Insônia.
- Dificuldades de concentração.
- Sentimentos de fracasso e insegurança.
- Negatividade constante.
- Sentimentos de derrota e desesperança.
- Sentimentos de incompetência.
- Alterações repentinas de humor.
- Isolamento.
- Fadiga.
- Pressão alta.
- Dores musculares.
- Problemas gastrointestinais.
- Alteração nos batimentos cardíacos.
O diagnóstico e tratamento adequado são definidos por psiquiatras e psicólogos, pode ser um conjunto de psicoterapia e medicação, e dependendo do caso este acompanhamento dura em média três meses.
O tratamento inclui a mudança de hábitos, alterações nas condições do trabalho, atividades físicas e relaxamento para redução do estresse, tirar férias ou licença, se aproximar de amigos e familiares e realizar atividades de lazer. Não realizar o tratamento de forma adequada pode piorar o quadro e desenvolver distúrbios gastrointestinais definitivos e depressão profunda. Em casos mais graves é necessário o internamento médico para acompanhar o paciente de perto.
A prevenção é incluir, na rotina de trabalho e pessoal, atividades que reduzem o estresse e a pressão constante.